Quem Somos

Filosofia Educacional, Visão, Missão e Caracter do ISTEL

O ISTEL é uma instituição interdenominacional vocacionada a formação teológica. A mesma é propriedade da A ALIANÇA EVANGÉLICA DE ANGOLA (AEA)”, pessoa jurídica de âmbito religioso, certificada pelo Instituto Nacional de Estatística de Angola, sob registo No 00135423, de acordo com o Decreto No 92/82 de 18/10/82 do Conselho de Ministros, legalmente reconhecida, conforme consta no DR n.º 34, da III Série de 4 de Agosto de 2000, inscrita com o NIF n.º 7401011794 com sede na Rua Mbulu Nr 126-B, Morro Bento II, Sector A, Q 7, Município de Belas, Luanda Angola.

Base da filosofia educacional do ISTEL

Sendo a Bíblia a regra suficiente e a autoridade final para a fé e a prática, todos os programas educacionais do ISTEL, actividades e cadeiras, serão norteados pela perspectiva bíblica.

Visão

A visão do ISTEL é que a igreja tenha líderes formados, servos e discípulos de Jesus que vivem e ensinam a sã doutrina, promovem a unidade na diversidade e provocam transformação integral na comunidade.

MISSÃO

O ISTEL tem como missão oferecer formação teológica com vista a formar líderes para a igreja quer sejam leigos/profissionais ou ordenados; educar e treinar para o ensino e pregação da Bíblia; evangelização e implatação de igrejas; aconselhamento e pastoreio; liderança; e engajamento na sociedade. 

Carácter da Educação no ISTEL

O ISTEL visa uma educação integral, isto é, ao nível do saber (conhecimentos), do ser (carácter) e do fazer (capacidades). Estes aspectos estão interligados, por isso, o ISTEL se esforça para a excelência académica, a maturidade espiritual e a habilidade ministerial, com vista ao desenvolvimento equilibrado nas áreas acima mencionadas. A formação no ISTEL é feita na e para a comunidade: Primeiro na comunidade escolar, segundo em estreita colaboração com a igreja local do estudante, bem com a comunidade em geral. Fora da comunidade não se adquire conhecimentos realistas, não se forma um carácter equilibrado e não se alcança capacidades que produzam fruto. Se o candidato para o Curso de Teologia for casado, recomenda-se fortemente que seu cônjuge frequente também um curso do ISTEL (Discipulado ou CBB).

Língua da Educação no ISTEL

A língua de educação no ISTEL é o Português. Todos os estudantes devem ter os conhecimentos e habilidades necessários de língua portuguesa como pré-requisito fundamental para ingressar no curso. Os candidatos aos Cursos de Discipulado e Teologia serão submetidos a um exame de admissão para verificar as suas habilidades e capacidades de comunicação escrita e oral.

O Carácter Interdenominacional do ISTEL

O corpo docente e discente deve aceitar o carácter interdenominacional do ISTEL, com as seguintes implicações:

  • Todo o pessoal do ISTEL deve respeitar as diversas formas de cultuar e as ênfases doutrinárias das igrejas membros da Aliança Evangélica de Angola.
  • O pessoal docente deve se mostrar sensível quando exprime o seu ponto de vista em assuntos onde os evangélicos conservadores têm opiniões divergentes, e deve assegurar que aqueles com outros pontos de vista não sejam penalizados.
  • O docente que deliberadamente violar este carácter interdenominacional perde o direito de continuar a exercer docência no ISTEL.
  • Todo o pessoal docente e discente do ISTEL é encorajado a manter o seu vínculo denominacional inalterado durante o tempo de sua vinculação à escola.
Estudar nesta instituição de ensino teológico (ISTEL) permite aos discentes vivenciar um ambiente diferenciador e dinâmico.
Eduardo Daniel
Gestor das TICs

Alberto L. S. Alberto

Director Geral

Sheila Foster Fabiano

Coordenadora de Pós-graduação e Pesquisa

Eunice N. A. Chiquete

Coordenadora do CTR

Amilton M. da S. Francisco

Coordenador do CTM

Isaías J. P. Chicola

Coordenador da ETE

Evaristo T. C. Dumbo

Administrador

José Evaristo Abias

Conselheiro